Notícias

Profilaxia dentária - limpeza dental

Profilaxia dentária - limpeza dental

12/08/21 - Odontologia

A profilaxia dentária, ou limpeza dentária profissional,  é uma dos tratamentos mais procuradas pelos pacientes para manter um sorriso bonito e saudável e a saúde bucal em dia. É realizado no consultório do dentista e pode prevenir o surgimento de uma série de problemas bucais.

A profilaxia dentária - ou limpeza dos dentes, como é popularmente conhecida - nada mais é do que uma higiene feita pelo seu dentista em consultório. Os métodos tradicionais de profilaxia se aproximam bastante com a  limpeza que você mesmo faz em casa, utilizando-se escovas rotatórias com pasta profilática, e realizando a raspagem do tártaro com curetas. Na Farret Odontologia, contamos com aparelho moderno de Ultrassom para remoção do tártaro sem curetas, e jato de bicarbonato de sódio para um polimento perfeito.

Os benefícios da profilaxia dentária são diversos:

- remover o natural acúmulo de placa bacteriana, que se forma mesmo com a higiene dentária convencional

- prevenção de doenças periodontais

- combate o mau hálito

- Remoção de pigmentos e manchas superficiais dos dentes

- remoção do tártaro, que nada mais é do que um depósito de placa bacteriana que se calcifica com a saliva e o tempo, sendo este impossível de se remover com a higiene de rotina em casa

- prevenção de cáries

            A frequência com a qual o paciente deve procurar o dentista para realizar a limpeza dentária profissional varia de acordo com a avaliação pelo dentista deste paciente. De uma maneira geral, a regra é realizar a limpeza dentária de 6 em 6 meses. Pacientes mais propensos a acúmulo de tártaro, mesmo com boa higiene oral, podem ter que realizar remoções bem mais frequentes, as vezes de 2 em 2 meses.

            Uma pergunta que muitos pacientes fazem é se é necessário, ou se pode se fazer a limpeza dentária usando aparelho ortodôntico. E a resposta é DEVE FAZER COM MAIS FREQUENCIA AINDA! O aparelho, por mais perfeito que seja, é um fator de retenção de placa bacteriana e restos de alimento, sendo muitas vezes muito difícil a higiene correta por parte do paciente.

            A profilaxia dentária pode e deve ser realizada em adultos e crianças.